Como Preparar uma Pregação do Zero – 4

Sete Passos Como Preparar Uma pregação Desde o Zero

Continuação 4

Segundo grande engano: acreditar que tudo é espiritual.

Esses irmãos acreditam que uma pregação empolgante e profunda foi recebida pelo pregador diretamente de Deus, apenas pelo preparo espiritual da oração, jejum e santificação, e assim, tal pregação é fruto exclusivo da unção e da revelação do Espírito Santo.

E por isso, tais irmãos apenas ficam buscando essa revelação e unção especial para pregar, e assim:

  1. Eles são pregadores de conceitos superficiais, que ficam repetindo em suas ministrações, a despeito do texto bíblico que tomarem como referência;
  2. Ou, eles ficam esperando tais inspirações, e quando pensam que a tiveram, se empolgam e tentam pregar, mas acabam passando vergonha, por se atrapalharem, se perderem, enfim, não conseguem passar para a igreja aquilo que imaginaram;
  3. Ou então, eles estão sempre esperando tais inspirações e revelações, nunca tendo coragem para pregar…

A verdade é que, para se conseguir uma pregação que a igreja compreenda e receba, além do preparo espiritual do pregador, ela precisa ser concebida e depois construída.

Essa concepção se dá através de um intenso trabalho de pesquisa:

(1) Pesquisa bíblica – encontrar e interpretar os textos da Palavra;

(2) Pesquisa teológica – entender as doutrinas e ensinamentos daquelas passagens bíblicas;

(3) Pesquisa contextual: entender o contexto histórico e cultural daqueles textos, para se compreender o cenário dos acontecimentos narrados ou por detrás do texto, e assim, poder interpretá-lo corretamente;

(4) Pesquisa da atualidade: para entender como que aqueles princípios eternos retirados da Bíblia se aplicam na vida das pessoas que vão nos ouvir.

Além do trabalho da concepção da mensagem, é necessário o trabalho de construir a pregação:

  1. Fazer uma seleção do material que se vai colocar naquela pregação – um dos grandes erros é tentar colocar todo o trabalho de pesquisa em uma única pregação, o que a tornaria sobrecarregada de informações e de difícil compreensão…
  2. Após a seleção, organizar esse conteúdo em formato de uma pregação, com um mensagem prática, com uma única ideia central que seja desenvolvida na mensagem, começo meio e fim, com clareza e objetividade, para ser compreendida e recebida pela igreja.

Como você pode perceber, em uma poderosa pregação tem muito mais que apenas joelhos, tem todo um trabalho intenso:

  • uma poderosa pregação de uma hora, possui por trás dela, um tempo de preparo de dias e até semanas,
  • sem contar o preparo espiritual que deve ser uma constante na vida do pregador: santidade, consagração, tempo com Deus.

Agora vou lhe revelar qual é o terceiro grande engano, e talvez você o esteja cometendo…

Continue lendo – clique no botão abaixo:


Continuar lendo >>>


<<< Voltar Página Inicial

DISCLAIMER: este site não pertence nem é afiliado ao FACEBOOK.

As dicas e sugestões da aula online contida no site não garantem qualquer tipo de resultados, uma vez que isso depende exclusivamente do trabalho e dedicação individual de cada um.
Todas as informações dos visitantes, como nome e e-mail são protegidas, e não serão compartilhadas, divulgadas, ou vendidas para terceiro, e o usuário poderá sair da minha lista a qualquer momento.
Ao se registrar neste site, o usuário cadastrado poderá receber promoções de cursos de homilética e afins.

Nossos Termos de Uso
Nossa Política
Copyright © 2019 Paulo Grigório

contato@paulogrigorio.com.br